Cajóns, Sonoridade e Material

A caixa do cajón, trata-se de um recinto com certas propriedades definidas de modo a condicionar as ondas sonoras produzidas pelo toque ou impacto gerado sobre a pele.

O som é uma onda, vibração, que se propaga somente por meios materias, por exemplo madeira, aço, água e também o ar.

Dependendo das propriedades das ondas e os objetos que ele encontra pelo caminho o som pode ser refletido, desviado ou absorvido.

Estás propriedades básicas deveram ser levadas em conta no projeto de qualquer instrumento musical. Vamos tomar como exemplo a música, ela nunca soa igual, nos causa sensações diferentes dependendo do instrumento que ouvimos, ambiente em que estamos e etc. podemos logo concluir que cada instrumento tem seu som característico, intensidade e tom.

Voltando a caixa do cajón, sua função é isolar as emissões dos impactos frontais, da parte de trás da pele, as quais devem ser completamente absorvidas pelo interior da caixa ou aproveitadas de forma positiva. Por isso suas dimensões serão tão importantes, na eliminação das reverberações, na aquisição de graves quentes e profundos e principalmente em sua resposta de frequência.

 

Material

A caixa do cajón deve possuir paredes que ofereçam tanto rigidez quanto amortecimento.

Paredes feitas com materiais de alta densidade são muito boas acusticamente, necessitando de cálculos para chegar a um tamanho onde consigamos amortecer as vibrações menores.

Entre os materias que podemos utilizar temos: Compensado, aglomerado, M.D.F, madeira maciça.

A madeira maciça não é a mais recomendada, pois suas propriedades não são uniformes ao longo das peças, o aglomerado é muito frágil, não resiste a impactos de transporte e nem parafusos, os compensados são bons, mas os de virola e faveiro para a indústria moveleira apresentam falhas em seu interior(falta de material). Há a necessidade de se escolher os compensados sem falhas internas onde sua laminação e prensagem sejam compactas. O M.D.F com certeza é o melhor material, um painel de madeira que tem como características principais a rigidez, peso, densidade e sua fabricação é homogênea.

A maneira de se montar o cajón também influência em seu resultado final. Todo corpo possui uma frequência natural de vibração. Cada parede do cajón terá um modo de vibração que vai depender de suas dimensões, massa e etc.